quarta-feira, 13 de março de 2013

Aloe Vera - Qualidades

 

ALOE VERA E SUAS QUALIDADES - DR. HENDERSON
- Dr. C. Greg Henderson - Fallbrook Chiropractic Center Director -
- D.C., F.C.T.S. - Médico Quiroprático e Membro do Conselho de Saúde Mental -

Quando estive procurando produtos de ALOE VERA, há doze anos, descobri que a Forever Living Products produzia os melhores. Utilizei tais produtos durante estes doze anos, tanto em mim como em meus pacientes, conseguindo sem nenhuma exceção, incrementar a qualidade de vida.
Um dos principais motivos pelos quais se conhece a ALOE VERA é seu grande poder de aliviar a dor. A explicação é simples:
A ALOE VERA penetra nas camadas profundas da pele, tranqüiliza os nervos e reduz a inflamação. Ela é, portanto, um antiinflamatório, e é por isso que as pessoas obtêm bons resultados com o consumo de ALOE quanto têm doenças inflamatórias, como artrites. A ALOE penetra nas enzimas que causam a inflamação, combatendo e fazendo com que a inflamação não se estenda.
A ALOE contém um ingrediente que permite que o organismo elimine o colesterol.
A ALOE limpa e purifica o sangue no fígado.
A ALOE é um coagulante do sangue em CORTES e FERIDAS.
A ALOE é um produto natural que é absorvido facilmente pelo organismo, e se obtém grandes resultados tomando pequenas quantidades.
A ALOE é um regenerador celular.
A ALOE contém ácido urônico, que elimina certos materiais prejudiciais ao organismo.
A ALOE tem um efeito antibiótico.
Uma das principais qualidades da ALOE VERA é ser um estimulante do crescimento celular. Por exemplo, em um corte, a ALOE penetra na ferida e a fecha, de dentro para fora. Os hospitais nos Estados Unidos que utilizam ALOE estão obtendo um tempo de cura até 50% mais rápido que os outros. Ela é muito utilizada nas terapias de câncer, quimioterapia e radioterapia. Os pacientes que usam ALOE VERA normalmente não apresentam perda de cabelo, não ficam doentes durante as terapias e respondem muito mais rápido ao tratamento.
Quando aplicada em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelerando o processo de cura e reduzindo o tamanho da cicatriz.
A ALOE é um energético. Se a tomarmos diariamente, teremos menos necessidade de dormir. Não é somente um produto nutritivo de elevada qualidade, tem ainda grande poder curativo e é um regenerador celular.
A ALOE VERA tem a propriedade de desintoxicar o organismo, eliminando toxinas procedentes do ar que respiramos e dos alimentos que consumimos.
A ALOE VERA é conhecida como planta curativa, porque proporciona ao corpo o mecanismo necessário para sua melhora ou para a prevenção da enfermidade.
A ALOE destrói a bactéria que causa a úlcera péptica (úlcera do estômago ou úlcera do duodeno), em 92% dos casos.
Se sofremos de alguns transtornos intestinais como colite, diverticulite e outros, a ALOE pode solucioná-los.
Para que a ALOE atue da melhor forma, ela deve possuir quatro qualidades fundamentais:
tem que ser da planta Barbadensis;
deve ter no mínimo quatro anos;
tem que crescer em solo apropriado;
tem que ser corretamente estabilizada.
A ALOE VERA da Forever Living é a única que possui todos esses requisitos.
PROPRIEDADES DA ALOE VERA
É um limpador natural devido à presença de SAPONINAS.
Penetra no tecido graças ao conteúdo de LIGNINA.
Anestesia o tecido na zona onde é aplicada, aliviando a dor, mesmo nas camadas mais profundas.
É bactericida quando usada em grandes concentrações, durante algumas horas em contato com a bactéria.
Pode reduzir hemorragias.
É viricida, quando usada em grandes concentrações, durante algumas horas, em contato direto com o vírus.
É fungicida, quando usada em grandes concentrações, durante algumas horas, diretamente em contato com os fungos.
Devido ao conteúdo do esterol da planta, atual como um antiinflamatório.
É antipruriginoso - faz desaparecer o prurido e o ardor.
É um hidratante natural - hidrata todas as camadas da pele.
Estimula a granulação - divisão celular.
As enzimas proteolíticas destroem o tecido morto, limpando a ferida.
Ajuda a manter o fluxo sangüineo, dilatando os capilares.
Proporciona uma ampla variedade de vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, tanto os essenciais como os secundários.
É muito eficaz matando cepas virulentas de triconomas vaginais.
É anti-séptico e analgésico.
É antitóxico e anti-séptico. A ALOE VERA aumenta as reservas do corpo para neutralizar distintos venenos animais neurotóxicos e necrosantes.
A ALOE VERA não tem efeitos colaterais conhecidos.



Dúvidas ou Pedidos:

Tel. (79)9832-3785/(79)8846-0402/ (79)8114-9503/(79)9143-9510

E-mail: bernardoenice.flp@gmail.com



http://www.foreverliving.com.br/distribuidor/404/josesilva/



FATORES A CONSIDERAR NA ESCOLHA DO SUCO

 

Antes de adquirir um Suco de Aloe Vera, devem ser considerados vários fatores, que vão influenciar decisivamente nos resultados que se espera obter, ao utilizá-lo como complemento nutricional. São eles: procedência, composição e embalagem.
Esses fatores são de grande importância, pois deles depende se o suco escolhido trará ou não resultados benéficos para a saúde. Deve-se conferir a procedência, a composição e a embalagem, para se ter a certeza de qual será a vida útil do produto e se os resultados esperados poderão ser atingidos.
Sem esta avaliação, pode-se ficar a mercê de produtos que prometem mas não cumprem. De que adianta gastar dinheiro e tempo, tomando um suplemento com o qual se espera obter melhor saúde e, no final, não se conseguir nenhum resultado ?
1. Procedência: quanto à procedência, deve ser observado:
1-
Qual o TIPO de ALOE VERA ? São mais de 240 tipos catalogados e os mais conhecidos e usados pelas indústrias são:
  • Aloe Vera Barbadensis Miller, também conhecida como Linne,Vulgaris, ou Curaçau, ouAloe Vera Perryi Baker, ou Socotrina ou Zanzibar;
  • Aloe Vera Ferox ou Cape Aloe (é uma árvore);
  • Aloe Vera Saponária ou Arborensis, muito usada no Japão, para cosméticos.
De acordo com inúmeras pesquisas, a ALOE que tem o maior teor medicamentoso é aBarbadensis Miller, que é chamada de "a verdadeira Aloe" e que possui a maior quantidade de gel.
2-
Para ser usada como suplemento nutricional, na forma de SUCO (uso interno), os estudos se restringem a duas espécies: Barbadensis Miller e Arborensis.
3-
As pesquisas realizadas sobre o uso da ALOE VERA, em geral, concluem:
  • uso interno e externo, com ressalvas para o tipo Arborensis, quando ingerida.
  • sem efeitos colaterais, para uso interno, quando usada SEM A CASCA e uso externo sem problemas (com ou sem casca), para o tipo Barbadensis Miller.
4-
O LOCAL DAS PLANTAÇÕES é outro fator de grande peso para se ter um produto bom e confiável:
  • O tipo de solo onde está plantada a Aloe, já foi utilizado para outra cultura agrícola? Como era tratado (com agrotóxicos, pesticidas, herbicidas) ?
  • Na atual plantação, qual o nível de toxinas a que estão expostas as plantas ? Existem plantações próximas, onde se faz uso de agrotóxicos ? Esses produtos atingem as plantações de ALOE pelo lençol freático ou pelo vento ? A plantação está muito perto da poluição de cidades ou estradas ? Como se combatem as pragas ?
  • A Aloe precisa ser cultivada em um ambiente limpo para poder desenvolver suas características benéficas ao nosso organismo. Se o ambiente é demasiado impróprio (toxinas), ela perde a força se defendendo deste ambiente.
  • Qual o controle de qualidade que se pratica ? Existe fornecedor único ou são várias plantações diferentes que vendem para o fabricante? Que idade têm as plantas de onde são tiradas as folhas? O amadurecimento (ponto biológico) é fundamental para se ter um produto eficaz !
5-
Outro fator importante é a DISTÂNCIA que se tem entre as plantações e o local onde a ALOE é industrializada. Como ela se oxida muito rápido, a distância, o modo como é colhida, o ambiente da fábrica, o maquinário e a maneira como é processada e estabilizada, contribuem para a perda de ingredientes de valor inestimável para o corpo.
6-
Qual o órgão que controla ou atesta a qualidade do produto ? Possui o selo doIASC (Conselho Científico Internacional da Aloe), que é atualizado anualmente e que comprova, tanto a procedência como a qualidade do produto ? Tem aprovação de entidades extremamente rigorosas no quesito QUALIDADE, tais como KOSHER (judeu) e ISLAMIC SEAL (muçulmana) ?
Todos esses quesitos, relativos à procedência da Aloe, são importantes para se ter a certeza de que o suplemento nutricional foi feito de uma planta adequada e sem perder suas propriedades.
2. Composição: segundo ponto ao qual se deve prestar muita atenção:
1-
Qual a porcentagem de Aloe na composição final do produto? Quanto maior a quantidade de gel, melhor será a resposta do organismo à ingestão desse suplemento.
2-
Qual o teor de casca no suco ? Este teor influenciará e restringirá o uso do produto, porque o organismo humano não digere a celulose, que é o maior componente da casca da ALOE. Caso o teor de casca seja alto uma restrição, por exemplo, seria tomar o suco durante um período e ficar sem tomar no outro, para dar chance ao organismo de eliminar a celulose consumida.
3-
Qual o teor de "aloína"? O produto pode ter, no máximo, 6% de aloína em sua composição. Mais do que essa percentagem, aparecem efeitos colaterais indesejáveis e contra-indicados.
4-
Qual a quantidade de água adicionada ao produto? É um suco ou um refresco? Quanto mais água, menor a resposta do organismo. A Água somente aumenta o volume do produto e não as suas propriedades.
5-
É 100% estabilizado? Ou seja, no processo de estabilização não se perdeu nada da sua composição original ? Não foi adicionado nenhum produto químico ou sintéticoque possa modificar, ou mesmo eliminar as propriedades da Aloe ?
6-
Quantos ingredientes fazem parte deste suplemento? Quanto mais puro melhor!!! Todas estas perguntas devem ser feitas antes de se adquirir um suco de ALOE, para se ter a certeza de estar consumindo algo de real valor para a SAÚDE do corpo.
3. Embalagem: esse terceiro ponto é importantíssimo. Ele dirá por quanto tempo você terá um bom produto em suas mãos:
1-
A embalagem não pode jamais ser feita de um material que deixe passar calor ou luz, por exemplo vidro, plástico ou celulóide. A ALOE perde as propriedades quando exposta ao calor e a luz.
2-
Qualquer metal que fique em contato com a ALOE, tanto na tampa como no frasco, faz com que ela se oxide rapidamente. A oxidação altera toda sua composição, fazendo com que as vitaminas, minerais e enzimas se percam totalmente.
3-
A maneira como foi lacrada a embalagem assegura uma vida útil maior ou menor, e dela depende a segurança de que o produto chegou às suas mãos exatamente como saiu da fábrica.
4-
0 prazo de validade do produto está totalmente ligado à embalagem e ao seu lacre.
Conclui-se, portanto, que vários fatores têm que ser levados em conta, pois influenciam profundamente o resultado a ser obtido com o uso da ALOE como complemento nutricional:Procedência, Composição e Embalagem. Eles são de grande importância para assegurar-se de:
  • não correr riscos de ter efeitos colaterais indesejáveis;
  • que o produto adquirido tenha uma vida útil, de acordo com a quantidade adquirida;
  • que os resultados esperados pelo organismo sejam seguros;
  • que o prazo de validade esteja dentro dos padrões pré-estabelecidos pelo órgãos competentes;
  • e, principalmente, que a relação custo/benefício (preço X resultado) oferecida pelo produto seja JUSTA.
Quando as pessoas vão às compras, sempre escolhem os melhores legumes, as frutas mais bonitas e os produtos de melhor qualidade para as suas famílias, a um preço justo !!!
Este mesmo cuidado e atenção deve-se ter em mente ao se escolher um suco de ALOE VERA.
Bibliografia
- Aloe Vera - uma planta milagrosa - Equipe de Investigações Nova Era.
- Aloe Vera - Natureza e Bem Estar - Equipe de Investigações Nova Era
- Aloe Vera - A planta de propriedades milagrosas - Alasdair Barcroft
- The Essencial Aloe Vera - Dr. Peter Atherton
- The Health and Medical Use of Aloe Vera - Dr. Lawrwnce Plaskett
- Le Docteur Vert - Robert Dehin
.
Dúvidas ou Pedidos:
Tel. (79)9832-3785/(79)8846-0402/ (79)8114-9503/(79)9143-9510
E-mail: bernardoenice.flp@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/NiceBernardoSaude
Blog: www.powernutry.blogspot.com.br
http://www.foreverliving.com.br/distribuidor/404/josesilva/
 

CURAS SISTÊMICAS ATRAVÉS DE REMÉDIOS DA NATUREZA


Nosso corpo é formado por muitos sistemas interrelacionados: digestivo, respiratório, circulatório, imunológico e outros. As emoções que nos animam, participam do complexo sistema psíquico. Em algumas visões, existem também sistemas transcendentes ou espirituais que interagem com nossa biologia e psique.
Nessa perspectiva, o quadro clínico chamado "doença", advém do desequilíbrio ou desarmonia na relação entre todos esses sistemas.

A cura dos sintomas ou de suas causas é buscada e realizada através de variadas práticas curativas, como: medicina alopata, homeopata, ortomolecular e oriental e terapias psicológicas e espirituais. A eficácia relativa de cada uma delas depende da maestria do terapeuta, da crença do paciente e da adequação da intervenção proposta.

É na natureza que estão as fontes de equilíbrio e harmonia. As áreas biomédica e bioquímica já reconhecem, em várias plantas, substâncias que atuam na recuperação do equilíbrio do nosso corpo, reduzindo ou eliminando as manifestações das chamadas "doenças".

Entretanto, algumas curas realizadas pelas plantas não se explicam apenas pela presença dessas substâncias. Existe algo mais, seja na proporção quantitativa entre elas, seja em princípios ativos nelas contidos, ainda não estudados e reconhecidos pela medicina ou pela bioquímica. São curas inegáveis.

A ALOE VERA (babosa) é uma das plantas conhecidas, desde a antigüidade, por suas propriedades curativas quase miraculosas, em muitas circunstâncias. Por exemplo, o suco da babosa tem feito desaparecer sintomas, ou mesmo curado, muitas doenças sistêmicas como: reumatismo, artrite, artrose, bursite, gastrite, diverticulite, hemorróidas e outras, além de afecções de pele, como psoríase, acne, manchas, lupus, etc.

Além de vitaminas, minerais e aminoácidos, descobriu-se, recentemente, que a babosa contém ACEMANANN, uma substância que produzimos em nosso corpo somente até a puberdade. Ela participa ativamente dos tecidos epiteliais (pele), do líquido sinovial contido em nossas juntas e na dinâmica das células fagócitas do Sistema imunológico.

Provavelmente, é pela ação do ACEMANANN que a babosa influi no fortalecimento do Sistema Imunológico, tão importante nos processos de cicatrização e de combate a infecções. Mas, as inúmeras e miraculosas curas que o SUCO DE ALOE VERA tem realizado, ao redor do mundo, transcendem à capacidade curativa, até agora reconhecida, de suas substâncias.
HELOISA GUENZBURGERRevista FRATER - Outubro/2002
 
Dúvidas ou Pedidos:
Tel. (79)9832-3785/(79)8846-0402/ (79)8114-9503/(79)9143-9510
E-mail: bernardoenice.flp@gmail.com
http://www.foreverliving.com.br/distribuidor/404/josesilva/

Eita Planta Abençoada!


                                                                               ALOE VERA A IMPERATRIZ DAS PLANTAS
4.200 anos Antes de Cristo é a data da mais antiga receita médica feita com Aloe, encontrada numa tábua de argila da época da Babilônia. Os registros Egípcios do Aloe têm 7.000 anos, chamavam-na de “planta da imortalidade” devido às suas inúmeras utilidades medicinais. No “Livro Egípcio dos Remédios” de 1550 AC existe pelo menos doze receitas medicinais onde o Aloe é o principal ingrediente. As rainhas Cleópatra e Nefertite do Antigo Egito apreciavam muito o efeito cosméticos da babosa, segundo os registros históricos.
Conta-se que Alexandre Magno, o guerreiro Persa que dominou grande parte do mundo antigo 500 anos antes de Cristo, conquistou uma ilha chamada Socotorá na África por causa de sua enorme quantidade Babosa nativa. O grande Imperador da Ásia antiga só partia para uma guerra quando tinha Aloe suficiente para o tratamento dos ferimentos de suas tropas. O Aloe era assim uma planta estratégica, pois quem mais depressa conseguisse curar seus soldados, tinha maiores condições de vitória.
Alguns cientistas crêem que um tipo de pomada curativa muito antiga de nome “Marham-i-Issa” que continha Aloe entre seus vários elementos, foi usada para cobrir as feridas de Jesus. Essa era uma pomada muito popular na época. De fato, independente do “Santo Sudário” ter sido ou não o tecido que cobriu o corpo de Jesus, os cientistas que o analisam há anos descobriram nele traços de Aloe.
Para os chineses a Aloe é uma planta que traz felicidade, longevidade e potência sexual. Gandhi, após tê-la conhecido em uma viagem à África, disse nunca mais ter deixado de tomar seu suco.
Segundo Cristóvão Colombo, quatro plantas são indispensáveis à vida de qualquer homem. O trigo para nutri-lo. A uva para alegar-lhe o coração. A oliva para harmonizá-lo. A Aloe para curá-lo. Os missionários espanhóis a trouxeram para as Américas para curarem os enfermos que encontrassem pelo caminho.
Os índios americanos as utilizavam em cataplasmas contra as dores de cabeça e faziam uma bebida para amenizar as dores abdominais, acalmar a tosse, depurar os rins e expelir cálculos renais e pedras na vesícula.
Muitos povos a têm como a planta protetora e portadora da boa sorte para os lares e os negócios. É comum encontrá-la em ambientes onde entram muitas pessoas, pois se acredita que absorvam as energias estranhas e negativas dos visitantes.
No Egito Antigo, a Aloe, também conhecida como elixir da longa vida, era usada para embalsamar os mortos e como cosméticos. Cleópatra se banhava em seu gel. Para Hipócrates, era a planta que fazia crescer os cabelos, aliviava o mal de estômago, a disenteria e curava os tumores.
Durante alguns anos a Babosa ficou esquecida, mas ressurgiu com o episódio da 2ª Guerra Mundial, onde foram obtidos os melhores resultados para aliviar as queimaduras produzidas nos sobreviventes da Bomba de Hiroshima, no Japão. O gel da babosa é foi o que realmente aliviou o sofrimento daquele povo. Curiosamente, nos campos de teste de armas atômicas, observou-se que a primeira planta que voltava a crescer no solo contaminado era a Babosa. Diz-se que o exército dos Estados Unidos, tem até hoje, um enorme estoque estratégico de Aloe, para a eventualidade de um ataque nuclear ou de um grande vazamento radioativo em alguma usina atômica.
Nessa altura, a Aloe também já fez história junto à NASA, que constatou sua capacidade de absorver até 90% da toxicidade produzida por elementos químicos e neutralizar os efeitos negativos dos campos eletromagnéticos no organismo humano.

Dúvidas ou Pedidos:

Tel. (79)9832-3785/(79)8846-0402/ (79)8114-9503/(79)9143-9510

E-mail: bernardoenice.flp@gmail.com


Blog: www.powernutry.blogspot.com.br
http://www.foreverliving.com.br/distribuidor/404/josesilva/

Sonya Skin Care Kit Collection - Código: 282

temp-thumb 
A marca Sonya® é mais do que sinônimo de beleza: é uma expressão de rejuvenescimento, admiração e amor.

A Sonya® Skin Care Collection contém cinco elementos fundamentais para limpar, nutrir e manter sua pele saudável e bonita:
Aloe Purifyng Cleanser, Aloe Refreshing Toner, Aloe Nourishing Serun, Aloe Balancing Cream e Aloe Deep-Cleasing Exfoliator.

As fórmulas da nossa coleção são compostas por ingredientes selecionados, tais como: Aloe vera, Extratos de frutas, Chá branco e Hidratantes inovadores. Estes ingredientes ajudarão a rejuvenescer e hidratar a sua pele como nunca.

SUGESTÕES DE USO
• Limpe a pele de manhã e à noite com o Aloe Purifying Cleanser, em seguida:
• Tonifique a pele com o Aloe Refreshing Toner.
• Aplique o Aloe Nourishing Serum de manhã e à noite, após os 2 primeiros passos.
• Aplique o Aloe Balancing Cream de manhã e à noite, após os 3 primeiros passos.
• Para a manutenção da pele, faça uma esfoliação 2 vezes por semana com o Aloe Deep-Cleasing Exfoliator.

SONYA® ALOE PURIFYING CLEANSER
Esta loção de limpeza remove com suavidade os resíduos de maquiagem e impurezas da pele, sem a desidratar.
Comece todas as manhãs e termine o dia com o processo de limpeza da pele:
Passo 1: Aplique a loção nos seus dedos e espalhe pelo rosto e pescoço.
Passo 2: Massageie a loção pelo rosto e pescoço.
Passo 3: Com um algodão retire o excesso e em seguida passe o rosto e pescoço por água tépida.

SONYA® ALOE REFRESHING TONER
Este tônico refrescante, sem alcool, à base de aloe vera e chá branco, fornece uma hidratação vital para a manutenção da pele.
Utilize de manhã e noite após a limpeza com o Sonya® Aloe Purifying Cleanser.
Passo 1: Aplique o tónico num algodão.
Passo 2: Aplique no rosto e pescoço ou onde necessitar.
Passo 3: Espere uns momentos antes de aplicar o Sonya® Aloe Nourishing Serum.

SONYA® ALOE NOURISHING SERUM
Este maravilhoso serum enriquecido com chá branco preserva e dá esplendor à sua pele mantendo-a hidratada e com uma aparência jovial. Use de manhã e à noite após o Sonya® Aloe Refreshing Toner.
Passo 1: Aplique 3 porções nos dedos.
Passo 2: Aplique e massaje no rosto e pescoço ou onde necessitar.
Passo 3: Espere uns momentos antes de aplicar o Sonya® Balancing Cream.

SONYA® ALOE BALANCING CREAM
Contém aloe vera, ingredientes revitalizantes e inovadores hidratantes para auxiliar a manter o equilíbrio e o aspecto radioso da pele.
Use de manhã e à noite após o Sonya® Aloe Nourishing Serum.
Passo 1: Remova tampa e colher na abertura do frasco.
Passo 2: Com a pequena colher coloque o creme na tampa do frasco.
Passo 3: Com os seus dedos aplique o creme da tampa na sua pele e massaje no rosto e pescoço.

SONYA® ALOE DEEP-CLEANSING EXFOLIATOR
Indicado para quando a sua pele necessita de uma esfoliação extra, mas sem a irritação causada por agentes agressivos.
Este esfoliante à base de aloe vera e esferas de jojoba é mais uma opção que temos. Indicado para utilizar 2 vezes por semana, após limpar a pele com o Sonya® Aloe Purifying Cleanser.
Passo 1: Umedeça a pele do rosto com água tépida e aplique o esfoliante com os seus dedos.
Passo 2: Massageie gentilmente com a ponta dos dedos o rosto e pescoço durante cerca de 2 a 3 minutos, evitando a zona dos olhos. Massageie bem nos locais onde a pele é mais gordurosa e/ou contém pontos negros.
Passo 3: Lave com água tépida e seque com uma toalha macia.


PONTOS-CHAVE
• Nova linha para o rosto, à base de Aloe
• Proporciona pele suave e radiante
• Ideal para peles jovens e maduras
• Suave até para as peles mais sensíveis
• Os componentes podem ser adquiridos separadamente
Dúvidas ou Pedidos:
Tel. (79)9832-3785/(79)8846-0402/ (79)8114-9503/(79)9143-9510
E-mail: bernardoenice.flp@gmail.com
Blog: www.powernutry.blogspot.com.br
http://www.foreverliving.com.br/distribuidor/404/josesilva/



ALOE VERA - OS FATOS DR. PETER ATHERTON

 
 



O QUE É ALOE VERA ?
 
 Aloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos, nos quais essa planta tem beneficiado a humanidade.

George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade, em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi, de fato, uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores, desde então, descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos, como Dioscorides e Plínio, usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra, no Oceano Índico, com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados, feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra tributaram grandiosamente a Aloe, como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos, beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualmente.

Mesmo existindo 200 espécies de Aloe, há provavelmente apenas 3 ou 4 com propriedades benéficas à saúde. Dessas, a Aloe Vera Barbadensis (Miller), também conhecida como Aloe Vera (Linne), é a mais potente.

A Aloe Vera Barbadensis é uma espécie muito suculenta, e se parece mais com um cáctus, mas é de fato membro da família liliáceas, parente da cebola, do alho e do aspargo. A Aloe alcança a maturidade em 4 anos, quando o gel contido dentro de suas folhas, uma espécie de seiva, pode ser preservado e engarrafado para produzir o suco natural da planta.

Para receber os benefícios da Aloe Vera, o gel pode ser bebido, e será proveitoso na medida em que o organismo receba suas qualidades nutricionais. Pode também ser combinado com outros ingredientes para produzir uma loção tópica, que vai nutrir e contribuir para a manutenção da saúde.
2. DENTRO DE UMA FOLHA DE ALOE VERA
O gel de Aloe Vera contém mais de 75 substâncias, que se dividem nos seguintes grupos:
Vitaminas
Contém um grupo enorme delas. As vitaminas C e E, com ação antioxidante, Beta-caroteno - a precursora da vitamina A. É também uma das poucas plantas fonte de vitamina B12.
Minerais
Magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro.
Aminoácidos
O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e Aloe Vera gel possui 20 deles. E mais importante ainda é que ele fornece sete dos oito aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo e precisam ser adquiridos diariamente.
Açúcares
Está incluída, no gel, uma longa cadeia de polissacarídeos que age no sistema imunológico, o Acemanann é um dos principais.
Enzimas
As lípases e proteases, que quebram as moléculas dos alimentos e auxiliam na digestão, e também a carboxipeptidíase, que age no processo antiinflamatório.
Esterol da planta
Os três tipos principais agem como um forte agente antiinflamatório.
Lignina
Esta substância dá ao gel da Aloe sua habilidade de penetração, alcançando as camadas mais profundas da pele.
Saponina
É uma substância que aplica uma potente função antimicrobiana contra as bactérias, vírus e fungos, como (*) cândida e (**) micoses.
Antraquinonas
Os mais importantes são a aloína e a emodina, que juntos se transformam em um forte analgésico e são responsáveis por processar as atividades antibactericidas e antivirais.
Ácido Salicílico
Esse componente da aspirina é um antiinflamatório e, quando usado topicamente, ajuda a diminuir a morte dos tecidos.
 (*) Candida albicans (algumas vezes chamada de monília) é um fungo normalmente presente na pele e na boca, trato intestinal e vagina. Sob certas condições, pode se multiplicar e infectar a superfície da pele ou de mucosas. Tais infecções normalmente tem pouca gravidade, mas podem ocorrer infecções graves e mais profundas, especialmente em pacientes cuja resistência foi enfraquecida por drogas imunossupressoras ou por doenças graves como a AIDS. Entretanto, alguns profissionais alegam que mesmo quando há ausência de sinais clínicos de infecção, problemas relacionados com os fungos podem causar ou disparar sintomas múltiplos como fadiga, irritabilidade, constipação, diarréia, intumescimento abdominal, mudanças de humor, depressão, ansiedade, tonturas, ganho de peso inesperado, dificuldade para se concentrar, dores musculares e articulares, um grande desejo por açúcar ou por bebidas alcoólicas, psoríase, urticária, problemas respiratórios e nos ouvidos, problemas menstruais, infertilidade, impotência, infecções urinárias, prostatite e "um sentimento de mal-estar geral". A lista de sintomas é similar aquela da sensibilidade química múltipla (SQM).
(**) Micose ou Dermatofitose: A dermatofitose é uma doença transmitida por fungos, conhecida como micose. Esses fungos estão presentes no ambiente e apenas algumas espécies são capazes de provocar doenças no animal. Pode atingir cães , gatos e outros animais. Ela pode ser transmitida de animais para humanos, de animais para animais e de humanos para animais, pelo contato ou atrito (escovas, pentes, aparelhode tosa, abraços, contenção, segurar no colo). .

QUAL O TIPO DE ALOE VERA ?
Não há evidências reais para sugerir que a folha inteira (incluindo a casca e o gel - mais concentrado - que são geralmente filtrados) seja tão eficiente quanto o gel puro. Contudo, o que é mais importante é a qualidade e a quantidade de Aloe num produto manufaturado. Infelizmente, a maioria dos produtos encontrados no mercado, cujos rótulos dizem conter gel da Aloe contém na verdade apenas uma pequena quantidade do gel.

Na dúvida, procure pelo selo de certificação do Conselho Internacional da Aloe Vera, que é um órgão independente que monitora e regula a quantidade e qualidade dos produtos de Aloe. Se o selo de aprovação (que é renovado anualmente) aparecer na embalagem do produto, pode ter certeza de que a qualidade deste é garantida.
POR QUÊ FUNCIONA ?
Funciona porque fornece um rico coquetel de elementos nutricionais, que combinando sua ação e equilíbrio, produz um efeito muito mais poderoso do que aquele que seria esperado se os elementos estivessem separados, individualmente. Isso ocorre porque eles trabalham como um time, intensificando os efeitos de cada um, o que é conhecido como sinergia. A Aloe também tem propriedades (*) adaptogênicas, o que significa que é uma substância que aumenta a resistência do organismo contra problemas como infecções ou stress.
(*) Adaptógenas ou adaptogênicas: Como o nome diz, essas espécies ajudam o homem a se adaptar ao meio em que vive, aumentando a resistência do organismo nas situações estressantes.
ONDE A ALOE FUNCIONA ?
Por causa das qualidades nutricionais e antioxidantes da Aloe, ela ajuda a prevenir feridas no tecido epitelial e quando ele está danificado, auxilia na sua regeneração. Antioxidantes lutam contra os radicais livres, os componentes instáveis produzidos pelo metabolismo e encontrados em poluentes ambientais. Eles são os causadores de vários males, incluindo câncer e o processo de envelhecimento.

O (*) epitélio é um termo anatômico definido como: "Uma camada de células que cobre o corpo ou que alinha uma cavidade conectada a ele".
O nosso maior epitélio é a pele, mas também inclui os tecidos dos intestinos, os brônquios e o aparelho genital. Não é de se admirar que a Aloe trabalhe tão bem em peles feridas quanto em inflamações intestinais ou em asma.
(*) Epitélio: é uma camada celular que cobre todas as superfícies internas e externas do corpo. Os epitélios são caracterizados por serem constituídos de células com formas e disposição variáveis, sem substância intercelular nem vasos. O tecido epitelial é um dos quatro tipos de tecidos básicos do nosso organismo, juntamente com os tecidos conjuntivo, muscular e nervoso.O tecido epitelial pode ser classificado de acordo com o formato das células e número de camadas celular. Quanto ao número de camadas celular, ele se classifica em simples e estratificado.
COMO FUNCIONA ?
A ação de seu antiinflamatório natural e antimicrobiano, combinada com seus elementos nutricionais, promovem o crescimento celular e, portanto, ajudam a reverter o processo inflamatório. Contudo, não é útil apenas para pessoas com problemas, pois a maioria, ao tomar Aloe, demonstra uma grande sensação de bem estar. Eles simplesmente se sentem melhor ou se mostram mais calmos e menos ansiosos.
CONCLUSÃO
Aloe Vera não é uma panacéia para todas as doenças e não há mágica nela. Eu acredito que ela funcione, primariamente, nas duas áreas já mencionadas: tecidos epiteliais e sistema imunológico.
Isso é largamente registrado por casos, evidenciados por milhares de pessoas através dos séculos, que relataram os vários benefícios em problemas de pele, como eczemas, psoríase, úlceras, queimaduras, acne e picadas de insetos. Eles também acharam o alívio em doenças intestinais, como colite, diverticolite e síndrome do cólon irritado. Outras condições resultantes de uma desordem no sistema imunológico como artrites, asma, Síndrome de fadiga pós viral e lupus eritematoso, melhoraram depois da ingestão regular do gel da Aloe Vera.
A Aloe Vera, portanto, tem um papel complementar a cumprir no tratamento de várias moléstias. É muito importante, contudo, que as pessoas procurem sempre seus médicos quando o diagnóstico for duvidoso ou quando não encontrarem melhoras em suas condições de saúde. Se autodiagnosticar pode ser muito perigoso porque, às vezes, uma doença grave pode parecer algo sem importância.
PS: Alguns comentários, marcados com (*), foram incluídos com vistas a melhor esclarecer o leitor.
SOBRE O AUTORDr. Peter Atherton
MB Chb. D. Obst. RCOG. MRCGP.
Graduado em 1968 pela Universidade de Leeds, após seis anos no Corpo Médico do Exército Real se tornou clínico geral. É atualmente Sócio Sênior de um Centro de Treinamento prático, com interesses especiais em dermatologia. Trabalhou três anos no departamento de Dermatologia de um hospital regional. Foram esses interesses, combinados com um grande conhecimento das qualidades das plantas medicinais, adquiridos enquanto servia no oriente e na Índia, que o levaram à fascinação pela Aloe Vera. Ele ministra diversas palestras sobre os aspectos medicinais da ALOE e é autor de "Aloe Vera Essencial", seu trabalho definitivo sobre o assunto. Além disso, é pesquisador da GIFTS of HEALTH e, freqüentemente, pesquisador temporário na Universidade de Green e Oxford.

Dúvidas ou Pedidos:
Tel. (79)9832-3785/(79)8846-0402/ (79)8114-9503/(79)9143-9510
E-mail: bernardoenice.flp@gmail.com
Blog: www.powernutry.blogspot.com.br
http://www.foreverliving.com.br/distribuidor/404/josesilva/