sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Que as Pesquisas Realmente falam sobre o Vinagre de Maçã?


Introdução A despeito dos mitos que se criaram em torno desse alimento, o que existe de verdade por trás de tudo?

Em primeiro lugar, esse texto não se propõe a ser, nem uma análise, nem um estudo completo sobre o Vinagre de Maçã. Entretanto, pode ajudar o leitor a conhecer mais sobre esse atual tema. Dentro das chamadas terapias alternativas, onde até na forma de cápsulas já pode ser encontrado, existe uma espécie de clamor às propriedades “milagrosas” que o Vinagre de Maçã proporciona à saúde, e muitas pessoas parecem ter experimentado alguns destes tão proclamados benefícios. No entanto, muito daquilo que se lê, especialmente na Internet, está repleto de exageros, ou simplesmente são coisas infundadas.

Alguns defensores do ingrediente asseguram que ele é capaz de curar quase tudo, desde Refluxo a Diabetes, e também, verrugas, fungos de unha, pé de atleta, câncer, artrites, halitose, colesterol alto, gota, infecções urinárias, pressão alta, intoxicação, e até, piolhos!

A despeito do que afirmam os mais exaltados, vamos examinar aquilo que realmente se sabe a respeito do Vinagre de Maçã, baseados nos estudos científicos disponíveis até esse momento.

As Últimas pesquisas sobre o Vinagre e a Diabetes

Surpreendentemente, há pouca pesquisa sobre o uso do Vinagre com propósitos terapêuticos, ou de saúde, considerando o grande alarde que se têm feito sobre o assunto nos últimos anos. Entretanto, a falta de estudos científicos é coisa comum quando se trata de um produto natural da chamada linha das terapias alternativas, sem registro patenteado por nenhuma grande corporação.

Talvez a maior e mais promissora pesquisa, tenha sido aquela feita para estudar os benefícios do Vinagre de Maçã no combate ao Diabetes do tipo 2. Depois disso, vários estudos têm afirmado que o Vinagre pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em 2004, um estudo citado no Jornal American Diabetes Foundation publication Diabetes Care, afirmava que o consumo de Vinagre antes das refeições aumentou de forma significativa a sensibilidade à insulina, e reduziu de forma dramática a mesma substância (insulina) e os picos de Glicose que ocorrem após as refeições. O estudo envolveu 29 pessoas, divididas em 3 grupos:

  1. 1/3 tinha sido diagnosticado com Diabetes tipo 2 (Mellitus)
  2. 1/3 apresentava sintomas de pré-diabetes
  3. 1/3 era absolutamente saudável

Os resultados foram bastante significativos:

  • Todos os 3 grupos tiveram uma melhora nos níveis de glicose no sangue ao tomar o vinagre, muito superior ao grupo tratado apenas com amostras Placebo.
  • As pessoas com sintomas pré-diabéticos se beneficiaram muito com o vinagre, e suas taxas de glicose no sangue foram reduzidas pela metade.
  • Pessoas com diabetes melhoraram seus níveis de glicose em cerca de 25%, após o uso do vinagre.
  • Pessoas com sintomas de pré-diabetes, tiveram seus níveis de glicose mais reduzidos do que entre os participantes saudáveis, após os dois grupos tomarem o vinagre.

Um estudo de acompanhamento feito durante algum tempo após a realização do teste, apresentou ainda um inesperado, mas agradável efeito colateral: uma moderada perda de peso. Nesse estudo, os participantes que tomaram 2 colheres de sopa de vinagre antes das duas principais refeições do dia, perderam em média 1 quilo, após 4 semanas, e alguns chegaram a perder até 2 quilos, tudo isso sem alterar de modo significativo sua dieta alimentar regular.

Em 2007, outro estudo citado pela WebMD envolvendo 11 pessoas com diabetes tipo 2, ao tomarem 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de deitar, tiverem seus níveis de açúcar reduzidos pela manhã entre 4 e 6%.

Embora as pesquisas feitas até agora pareçam favoráveis, mais estudos precisam ser feitos para confirmar a dimensão dos benefícios do Vinagre na estabilização da insulina.

O Vinagre e a Pressão Arterial

Há menos pesquisas ainda explorando a relação do Vinagre e a Saúde do Coração.

Em 2006 um estudo mostrou que o Vinagre poderia baixar o colesterol em ratos de laboratório. Outro estudo em ratos, demonstrou que a pressão arterial dos roedores poderia ser reduzida pelo Ácido Acético do Vinagre.

No entanto, estes resultados não necessariamente se aplicam às pessoas. Assim, seria preciso pesquisas consistentes realizadas em humanos, antes que conclusões possam ser consideradas.

Um Possível remédio para combater o Câncer?

Há uma pesquisa preliminar, sugerindo que o Vinagre de Maçã seja capaz de ajudar na prevenção do câncer. Poucos estudos em laboratórios constataram que o vinagre pode ser capaz de matar células cancerígenas, ou retardar seu crescimento. Entretanto, estudos epidemiológicos em pessoas ainda apresentam resultados confusos.

Um estudo descobriu que a ingestão do vinagre de maçã está associada com uma redução no risco de desenvolver câncer de esôfago. Outro sugere que há um aumento de risco de câncer nos rins.

Uma Maçã por Dia

Aqueles que elogiam os benefícios mágicos do Vinagre de Maçã, afirmam que seu poder de cura está na abundância de nutrientes que permanece, mesmo após a fermentação das maçãs. Eles argumentam que o Vinagre é rico em minerais, vitaminas (incluindo potássio, cálcio, e Betacaroteno), carboidratos complexos, fibras, pectina, aminoácidos, e várias enzimas benéficas.

O Vinagre Cura Soluços

Você sabia que, basta uma colher de chá, daquelas pequenas, para interromper o soluço?

O motivo não se sabe ao certo, mas na maioria das vezes funciona.

Dizem que é o seu gosto azedo o responsável.

Não custa tentar, mal não faz. Da próxima vez, faça o teste.

O problema é que, quando uma análise nutricional do Vinagre de Maçã foi realizada, o resultado mostrou que ele é uma fonte bastante pobre da maioria desses nutrientes. Por exemplo, 1 miligrama de cálcio foi encontrado em uma colher de sopa, e isso não chega nem perto dos 1.000 miligramas que um adulto típico precisa obter diariamente.

Eles ainda afirmam que as fibras solúveis encontradas no Vinagre, na forma de Pectina (tipo de fibra que auxilia o bom funcionamento do intestino e aproveitamento dos alimentos), baixam os níveis de colesterol e ajuda a eliminá-lo do corpo, melhorando assim seus níveis de lipídeos (gorduras). Entretanto, o Vinagre de Maçã não contém quantias mensuráveis de Pectina ou qualquer outra fibra, que proporcione isso.

Bom, talvez a mágica do vinagre seja devido às vitaminas que parece conter. Mais uma vez, não é isso!

De acordo com o United States Department of Agriculture (EUA), o vinagre de Maçã NÃO possui quantidades mensuráveis de vitamina A, Vitamina B6, vitamina C, vitamina E, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico (B5), betacaroteno, ou ácido fólico, e ainda, é igualmente pobre em aminoácidos, licopeno, ou qualquer outro elemento nutricional.

Bom, então só serve para limpar janelas e temperar saladas?

 

Vamos aos Fatos

Mesmo embora ele seja desprovido desses tradicionais e valorosos nutrientes, a evidência de que o Vinagre de Maçã traz benefícios à saúde têm sido evidenciado por centenas, talvez milhares de testemunhos durante longos anos.

Então, o que pode explicar os misteriosos benefícios desse verdadeiro elixir?

Isso pode parcialmente estar relacionado com o fato do vinagre ser um ácido diluído, especificamente Ácido Acético, que é responsável pelo seu gosto azedo e cheiro acre. A mudança de PH que induz, pode contribuir para algumas de suas ações conhecidas, ou princípios terapêuticos.

Alguns de seus mais dramáticos benefícios podem ser derivados dos “ainda-não bem-identificados” Fitoquímicos ou Fitonutrientes (Componentes benéficos encontrados em plantas) que os cientistas só agora estão descobrindo em um número de diferentes alimentos. De fato, muitas das mais potentes armas da ciência contra o câncer, são os Fitoquímicos encontrados em frutas e vegetais.

Quando mais se conhece, mais descobrimos que não sabemos de nada.

Uma coisa que o Vinagre de Maçã possui é o alto teor de Ácido Acético. Como outros ácidos, o Acético pode aumentar o poder de absorção de minerais importantes a partir dos alimentos que comemos. Desse modo, é absolutamente possível que, se bebermos uma mistura de água com vinagre um pouco antes das refeições, isso pode acentuar a capacidade do organismo de absorver os minerais essenciais contidos nos alimentos. O Vinagre de Maçã pode ajudar você a obter mais nutrientes dos seus vegetais verdes e folhosos.

Como pode o Vinagre ajudar a regular a Insulina?

Outra teoria, isso não é um fato comprovado, é que ele pode ativar algumas enzimas digestivas capazes de transformar carboidratos em açúcar, retardando a absorção do açúcar, produzido a partir da refeição, pela corrente sanguínea. Isso dá ao seu corpo mais tempo para extrair glicose do seu sangue, prevenindo os picos de açúcar (Glicemia alta).

Como Comprar o Vinagre Certo

Quando for comprar o Vinagre de Maçã, você deve evitar as variedades com líquido claro, perfeitamente transparente, que são os mais comuns disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Ao invés disso, prefira as versões Orgânicas, não filtradas, Vinagre de Maça não processada, não pasteurizada, que tem a aparência turva e castanha, recipiente de vidro, com uma borra no fundo.

Ao tentar olhar através do vidro, você irá perceber pequenos resíduos, como fios de teias de aranha flutuando misturados ao liquido. Isso é o resultado da fermentação acética natural de maçãs frescas, e indica que aquele Vinagre é de boa qualidade.

A razão pela qual os fabricantes destilam o Vinagre é para remover aquela “sujeira”, que de outro modo faria a maioria dos compradores recuarem. Mas, nesse caso especifico, é exatamente atrás dessa “sujeira” que você está. Assim como tudo mais, quanto mais processado for o alimento, menos nutritivo ele será, e essa é uma verdade absoluta quando se trata do Vinagre de Maçã.

Como o Vinagre de Maçã deve ser Usado?

Não existe um guia oficial sobre a ingestão de Vinagre. Algumas pessoas tomam uma ou duas colheres de sopa por dia, misturadas com um pouco de água ou suco de fruta, antes das refeições e pela manhã, e relatam os muitos benefícios que têm obtido com o procedimento. Os riscos de tomar pequenas doses de Vinagre de Maçã parecem ser muito baixos.

Vinagre de Maçã cai maravilhosamente bem sobre as saladas. Mas, se você está pensando em tomar Vinagre de Maçã para fins terapêuticos, eis algumas considerações que devem ser levadas em conta:

1.    Vinagre de Maçã é altamente ácido. O principal ingrediente é Ácido Acético, que é bastante áspero ao paladar. Você deve sempre diluir uma porção pequena em outra maior de água ou suco de qualquer coisa, antes de ingerir. Puro, não diluído, o Vinagre de Maçã pode danificar o esmalte dos dentes ou as mucosas da boca e garganta. Tem sido reportado um fato comprovado, de uma mulher que costumava consumir o produto na forma de cápsulas, e os conseqüentes danos irreversíveis que causou à sua garganta, quando um ficou preso na mesma.

2.    O uso excessivo a longo prazo irá causar uma diminuição dos níveis de Potássio e porosidade e enfraquecimento dos ossos.

3.    Vinagre de Maçã pode, em teoria, interferir na ação de medicamentos diuréticos, laxantes, para Diabetes e problemas cardiovasculares.

4.    Se você está sob os cuidados de um médico e deseja tentar experimentar os efeitos do Vinagre de Maçã, fale primeiro com ele e assegure-se de que não irá interferir com os medicamentos que atualmente lhe foram prescritos.

Outros usos para o Vinagre

Alguns o usam para eliminar pesticidas dos alimentos frescos. Sabe-se agora que os pesticidas não são removidos pelo Vinagre, mas apenas a sujeira superficial e alguns micróbios.

Logicamente, se for apenas para remover sujeira, prefira o Vinagre comum, que faz a mesma coisa e é muito mais barato. No entanto, desejando remover à ambos, isto é, pesticidas e sujeira, prefira Água Sanitária, que faz esse trabalho com perfeição. Use na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Basta deixar por, no máximo, 20 minutos, enxágue e está pronto.

O Vinagre de Maçã, popularmente, ainda tem sido usado para:

1.    Tratar dos cabelos. É usado como condicionador e agente de limpeza.

O Vinagre Contra Indigestão

Tome antes de comer. Se você sabe que aquela comida pode "pesar" depois, é melhor prevenir.

Misture uma colher de chá de vinagre com uma de mel em um pouco de água morna, tome cerca de 30 minutos antes da refeição.

Pronto, difícilmente terá problemas de indigestão.

2.    Limpar orelhas de animais, tratar alguns problemas de pele, e combater pulgas e piolhos.

3.    Alguns proprietários de cavalos afirmam ser o Vinagre um excelente repelente, usado como spray, contra moscas e protetor dos cascos dos animais.

4.    Vinagre é bom para limpar vidros de janelas e superfícies lisas de bancadas.

Evidentemente que precisamos de mais pesquisas para contestar ou comprovar os supostos benefícios “mágicos” que se atribui ao Vinagre, especialmente o de Maçã. Mas, enquanto isso não ocorre, de qualquer modo, trata-se de um excelente produto multiuso que não pode faltar em nossa despensa.

Apenas lembrando que, esse artigo NÃO tem a intenção de ser uma abrangente ou exaustiva análise sobre o Vinagre de Maçã e seus supostos benefícios. Mas, poderá servir de guia para aqueles que desejam conhecer mais sobre o assunto, sob a ótica das pesquisas científicas que atualmente existem.

Observação Importante:

O Blog não se presta a fazer o papel do seu Médico, nem de prescrever medicações de qualquer natureza, para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como fonte de referência, para sua informação pessoal.

Pedidos e Dúvidas: (Produtos Forever Living)
Ricardo Bernardo: (79)8846-0402 /9832-3785 /8114-9503/9143-9510.
www.facebook.com/NiceBernardoSaude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário