sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A ALOE VERA NA ODONTOLOGIA

A Aloe Vera tem sido usada medicinalmente por alguns milhares de anos. Ela estava com demanda suficiente para fazer com que Haníbal entrasse em guerra para ganhar controle sobre a região de suacultura, o norte da África. Ela ainda é usada num grande número de doenças como em queimaduras e, de forma crescente, em lesões dermatológicas. Muitos estudos sobre queimaduras tem sido conduzidos em comparação entre produtos COM e SEM aloe vera, além de parecer que a aloe Vera promove uma cura mais rápida, aliviando a dor. Existem muitas variedades de aloe Vera, porém a principal variedade médica é a aloe vera barbadensis. Foi devido ao desenvolvimento recente de um processo de estabilização do gel que o uso da aloe Vera aumentou tanto entre a população mundial. É fato provado que a aloe Vera melhora os mecanismos de defesa do corpo e que ela tem uma variedade de componentes que ajudam a combater doenças periodontais e outras condições bucais. Como periodontista usando aloe Vera em várias aplicações nos últimos 15 anos com mais de 6000 pacientes documentados, observei curas impressionantes, redução de edemas e controle da dor.

APLICAÇÕES DA ALOE VERA

Existem 8 principais usos do Aloe Vera na odontologia:

1. Aplicações diretamente nos locais de cirurgia periodontal.

2. Aplicações aos tecidos da gengiva que foram traumatizados ou machucados pela abrasão por escovas, dentifrícios, fios dentais, palitos, etc.

3. Queimaduras químicas causadas por acidentes com aspirina são rapidamente aliviadas.

4. Locais de extração reagem confortavelmente e bolsas não se desenvolvem quando a aloe Vera é aplicada.

5. lesões agudas da boca são melhoradas pela aplicação direta em lesões virais hepáticas, úlceras aftosas e rachaduras nos cantos dos lábios. Abscessos na gengiva são também reduzidos com a aplicação da planta.

6. Outras doenças bucais de natureza crônica respondem benignamente. Mesmo problemas de gengiva associadas com a língua e a síndrome de queimadura da boca são bastante melhorados.

7. Pacientes com dentadura com gengivas machucadas ou dentaduras mal-adaptadas podem também se beneficiar.

8. Aloe Vera pode também ser usada ao redor de implantes dentários para controlar inflamações causadas por contaminação bacteriológica.

TESTEMUNHOS

“Exerço a odontologia, com ênfase na periodontia há 8 anos, e nunca indiquei algum creme dental aos meus pacientes, por acreditar que seria até melhor não utilizá-los, por fatores como a abrasividade, espuma e a falsa impressão que gera de que remove as placas, por promover um hálito fresco. Usei o gel dental Forever Bright e notei uma importante redução da sensibilidade. Passei a indicálo como coadjuvante no tratamento e como controle da prevenção para a gengivite, com excelentesresultados.” Silvia de Aquino Kloster – cirurgiã-dentista CROSP 64353

“Sou odontóloga há 20 anos, especialista em Dentística Restauradora e estou maravilhada com os produtos da Forever Living, que são à base de aloe Vera, com propriedades fantásticas. Hoje, apóscomprovar pessoalmente sua eficiência, indico os produtos Forever aos meus pacientes nos tratamentos de halitose, disfunções da ATM, clareamento dental, prevenção às cáries, aftas e na melhoria do estado geral da saúde do paciente. Isto tem sido um importante diferencial em meu trabalho.” Sakae Nishimori Fukuma – cirurgiã-dentista CROSP 32635

“Atuo desde 1987 e como especialista em Ortodontia e Ortopedia desde 1998, trabalhando emconsultório particular e na clínica Fonte Vital, lugar onde tomei conhecimento dos produtos de aloe Vera da Forever Living e onde passei a indicar o Aloe Activator para pacientes respiradores bucais e alérgicos crônicos. Tanto em mim como nos pacientes, os resultados tem sido excelentes, com grande conseqüência na manutenção da estabilidade ortodôntica final (recidiva). Koji Emmanuel de Araújo – cirurgião-dentista CROSP 42588

HISTÓRIA DA ALOE VERA

Aloe Vera tem usos médicos anteriores à era cristã, tendo sido mencionada vária vezes na Bíblia, assim como em muitas revistas técnicas e profissionais durante as últimas décadas. Aloe Vera é notável porque é uma das mais duráveis plantas conhecidas da humanidade. A planta tem uma capacidade milagrosa de auto-cura e contem, em suas folhas todos os nutrientes que ela precisa para sobreviver. Quando uma folha é machucada, a planta sela a ferida e a regenera rapidamente. Da mesma forma, ele floresce em ambientes desérticos e pode suportar calor extremo e abuso físico;antigas tribos israelitas costumavam arrancar suas plantas de aloe Vera quando eles migravam, asreplantavam ao chegar ao seu destino e então as plantas floresciam novamente. Com tal longa história de prestigio, é de se perguntar porque essa planta não é tão conhecida? Existem, basicamente, duas razões pelas quais o uso da aloe Vera em aplicações médicas não se divulgou: Apesar de ser uma das plantas mais saudáveis do mundo, ela é suculenta e não consegue sobreviver em climas com frios extremos. Dessa forma, o conhecimento da aloe Vera não se divulgou pela Europa, onde os invernos são rigorosos e conseqüentemente a familiaridade com a planta era e ainda é limitado. A 2ª razão para seu uso limitado foi a dificuldade do uso da aloe Vera como um produto comercial viável devido à sua “mortalidade”. Quando uma folha é colhida, a exposição ao ar faz com que ela oxide a sua potência seja conservada por apenas aproximadamente 48 horas à temperatura ambiente. Após esse período, a planta pode se tornar contaminada, o que levou a resultados desapontadores entre pessoas que não estavam familiarizadas com o problema da curta shelf-life da planta. Um renovado interesse nas propriedades curativas da aloe Vera desenvolveu-se na década de 50 quando, através do trabalho dos doutores Collins, Wright e Crewe com queimaduras radiativas, a aloe Vera assumiu um elevado grau de credibilidade médica. Em 1959, o FDA concluiu, através de estudos conduzidos pela comissão de energia atômica no Centro de Radiação do Laboratório de Los Álamos, que o gel de aloe Vera tinha de fato, efeitos curativos no tecido da pele. Estudos posteriores mostravam a eficiência do gel da planta, mas sua mortalidade continuava a ser um problema. Uma série de estudos foram feitos pelo Dr. Eugene Zimmerman da Universidade Baylor de Odontologia, com os seguintes resultados:

- Estudos antiinflamatórios:

O gel da aloe Vera provou-se tão eficiente quanto Prednisolone e Indomethacin, drogasantiinflamatórias, sem os efeitos tóxicos de longo prazo dessas drogas.

-Estudos Virucidas:

O gel da aloe Vera provou-se eficiente virucida contra o vírus da herpes simples e herpes zoster.

-Estudos Bacteriológicos:

O gel da aloe Vera foi bactericida contra os seguintes organismos: Staphylococcus aureus,Streptococcus Viridans, Cândida albicans, Corynebacterium xerosis e os 5 tipos de Streptococcus mutans mais comumente encontrados em placas dentária. O gel foi fungicida contra Cândida albicans (causa da moniliase). Para conseguir resultados dramáticos, a concentração de aloe Vera no gel deve ser de 70 % ou mais e, para atingir essa concentração, o gel de aloe Vera precisa ser estabilizado com antioxidantes a fim de evitar o uso de conservantes que diminuem o conteúdo de aloe Vera.

-Estudos de Citotoxidade Celular:

Células embriônicas humanas do rim (células HEK), foram usadas para determinar a eficiência do gel da aloe Vera na longevidade das células. A velocidade da morte celular foi reduzida por 213 quando feitas culturas com o gel da aloe Vera. É muito importante mencionar a pesquisa feita pelo Dr. Wendell Winters, professor associado de microbiologia do Centro da Saúde da Universidade do Texas, segundo a qual mesmo promovendo o crescimento e a cura de células saudáveis, o gel NÃO teve os efeitos indesejados de estimular o crescimento de células cancerosas. Esses estudos do Dr. Zimmerman provaram que o gel de aloe Vera é atóxico, bactericida, virucida e fungicida contra uma ampla gama de microorganismos e um estimulador da extensão da vida das células.

COMENTÁRIOS SOBRE O FLÚOR

O flúor, hoje amplamente distribuído à população através dos cremes dentais, alimentos,medicamentos, assim como dos reservatórios de água, é uma substância hoje comprovada pela ciência como altamente tóxica, mas cuja periculosidade, embora mais do que comprovada por uma série de estudos e experiências clínicas, por omissão da mídia, da comunidade científica e dos órgãosgovernamentais responsáveis pela saúde pública, continua a ser ignorada pela população. De acordo com cálculos divulgados em 1977 pelo National Academy of Sciences (NAS), um organismo que diariamente retém quantidades do flúor superiores a 2 mg, ao chegar aos 40 anos começa aapresentar problemas estruturais como artrite, escoliose, rugas, arteriosclerose, etc., devido ahipermineralização dos tecidos conectivos dos ossos, pele e parede das artérias, devido principalmente à forte interferência do flúor sobre a sínteses do colágeno.

ÁGUA FLORADA REDUZ CÁRIES?
Ninguém pode negar que nas últimas décadas houve um grande declínio da incidência de cáries. Tal fato, entretanto, como mostram dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), não tem relaçãoalguma com afluoração dos reservatórios de água, mas, certamente, devido a outras medidas preventivas e ao aumento dos níveis de qualidade de vida, como melhores condições para preservação dos alimentos, de nutrição e higiene, diminuição da exposição ao chumbo da gasolina, antes amplamente presente na gasolina e nas tintas dos brinquedos, parede, portas, janelas, móveis, etc., hoje já proibido por lei em vários países.

ALOE VERA E FLÚOR
Não são compatíveis, perdendo o potencial terapêutico que a aloe Vera tem, junto ao flúor, portanto se for usar creme dental ou algum produto com aloe Vera via bucal, use flúor somente depois de 20 minutos após a escovação.

A FOREVER LIVING NA ODONTOLOGIA

SUCO DE ALOE VERA - Código 15
 
Ricardo Bernardo: (79)8846-0402 /9832-3785 /8149-0506 /bernardoenice.flp@gmail.com / www.facebook.com/NiceBernardoSaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário